Um pouco mais sobre a Psicóloga Célia Naime e seu Método de Trabalho

Entenda como a terapia cognitivo-comportamental pode te ajudar.


Célia Naime é especialista em psicoterapia individual,  de casal, e de família, em Londrina, no norte do Paraná. 

Adultos, adolescentes, crianças e idosos têm conseguido resolver seus problemas e superar transtornos com o atendimento da psicóloga, especializada em “Terapia Cognitivo-Comportamental” (TCC).

A orientação familiar também tem sido um dos pilares do trabalho de Célia Naime. 

Foco em questões familiares:

Graduou-se em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon). E sempre se interessou muito pelo funcionamento familiar, base para formação de uma sociedade melhor. 

A psicóloga acredita que, com um ambiente onde impera o acolhimento, trocas afetivas de qualidade, cuidados e diretrizes, uma comunicação eficiente, começando pelo jovem casal, que está prestes a formar uma família, a possibilidade de uma vida mais plena e mais feliz se torna real.

A missão da família é ajudar seus membros para se tornarem independentes e capazes de atravessarem seus conflitos que são pertinentes ao desenvolvimento humano, sentindo que o mundo pode ser um lugar agradável, aprendendo a tornar possível viver cada vez melhor. Ao deixarem o ninho, estarão capacitados para a realização pessoal e a construir um novo núcleo familiar.


Atualização constante: 

Estar constantemente atualizada na área clínica é uma das marcas de Célia Naime. Sempre que possível, participa de cursos e workshops tanto no Brasil e também no exterior, reencontrando-se com os excelentes professores americanos que ministraram muitas das aulas do curso de especialização em “Terapia de Casal e Família” na abordagem sistêmica, concluída em 2004.


Desde então, sua experiência nesta área tem se desenvolvido com os anos de trabalho. Em Londrina, faz parte de um grupo de estudos com outros colegas da mesma área de atuação.

Com professores renomados, brasileiros e americanos, a psicóloga aprendeu diferentes pontos de vista. Assim, através deles, conheceu algumas técnicas, usadas em atendimento de casais e famílias que vieram da Terapia Cognitivo-Comportamental e se interessou por conhecer mais a fundo esta nova abordagem.


A TCC, tem se consolidado como uma das mais eficazes para uma ampla gama de dificuldades. Sendo extensamente testada cientificamente desde 1977, é aplicada em todo mundo, como um dos melhores sistemas psicoterápicos de tratamento. Foi desenvolvida por Aaron Beck, na Universidade da Pensilvânia, USA.


Célia Naime se especializou em Terapia Cognitiva, pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda.

Como a terapia cognitivo-comportamental pode ajudar seus pacientes?

Direta e ativa, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) foi a escolha de Célia devido aos estudos científicos que comprovam sua ação. Esse método, nesse sentido, tem dois pilares principais:

- Resolução de problemas;
- Modificação de pensamento e comportamentos disfuncionais ou limitadores dos pacientes, que geralmente mantém os problemas;

Além disso, quando as pessoas fazem terapia cognitiva, elas aprendem para a vida toda, como atravessar crises e ter uma boa qualidade de vida. Isso ainda ajuda a melhorar os relacionamentos. 

E, na maioria dos problemas de casais e famílias, o tratamento consiste em entender primeiro os problemas para então diminuir os conflitos. A comunicação e compreensão do outro também tendem a resolver os problemas. Isso recupera a qualidade de vida, fazendo com que esses núcleos possam cumprir com seus objetivos.

Rotina de trabalho:

1ª etapa – Avaliação inicial

No primeiro encontro, o paciente deverá relatar suas queixas, sintomas e histórias relevantes. A psicóloga examina todas as áreas da vida desses indivíduos ou famílias. Assim, são definidas metas.

2ª etapa – Resolução de metas de acordo com o nível de dificuldade


Por ter curta duração, o processo terapêutico exige que o paciente esteja comprometido a cumprir com as metas estabelecidas.

 
3ª etapa – Flexibilização de pensamentos, crenças e comportamentos disfuncionais para pensamentos e comportamentos que funcionam melhor

O maior desafio costuma ser a flexibilização cognitiva. Assim, é realizado o trabalho de mudança com as técnicas da TCC.

4ª etapa – Manutenção de conquistas e prevenção de recaídas

Essa parte é importante para garantir as mudanças e aquisição de novas habilidades para resolução de problemas.  

Agende sua consulta e faça uma avaliação inicial. Certamente, esse será um investimento que poderá trazer mais qualidade de vida para você.

Fale conosco: (43) 3326-6828 / (43) 99923-8111

Gostaria de saber mais sobre a formação da profissional? Clique Aqui para ler o currículo completo.